quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Plano operacional para o show do Aerosmith

Planejamento integrado dos órgãos de segurança do DF garante tranquilidade aos espectadores do show de rock. Portões serão abertos às 18h
 Nesta quarta-feira (23/10), os gritos de gol e o apoio das torcidas no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha darão espaço às guitarras distorcidas e à voz de Steven Tyler, vocalista do Aerosmith. Um plano de segurança reforçado garantirá a tranquilidade dos fãs de rock, na primeira apresentação da banda norte-americana na capital federal.

A previsão é de que o show comece às 21h, com a banda britânica de hard rock Whitesnake. Os portões serão abertos três horas antes, às 18h. Para auxiliar os fãs, 15 orientadores de público ficarão posicionados nas entradas do estádio.



 
 
 
 

As linhas de ônibus que dão acesso ao Estádio Nacional de Brasília via Eixo Monumental funcionarão normalmente, e são uma opção para quem quiser assistir ao show. Quem for de carro deve optar pelos bolsões de estacionamento (confira os locais abaixo), como o do Parque da Cidade e do Palácio do Buriti. Equipes do Detran estarão nas proximidades do estádio para garantir a fluidez do trânsito e a travessia de pedestres.



Confira os detalhes da operação:
SEGURANÇA





Polícia Militar – No total, cerca de 300 homens atuarão nas áreas interna e externa do estádio. Serão 30 motocicletas, 24 viaturas e 4 bases comunitárias, além da estrutura voltada à organização do trânsito. Cerca de 170 policiais atuarão no acesso ao estádio, reforçando a segurança nos portões e nas catracas.
15 policiais da cavalaria estarão de prontidão. A cobertura policial também se estenderá aos bolsões de estacionamento.



Segurança privada - Mais de 400 agentes atuarão dentro e nas imediações do Mané Garrincha para reforçar a segurança. Os espectadores passarão por revista próxima às catracas de acesso. Será proibida a entrada com garrafas, latas, objetos pontiagudos, armas e  acessórios como soco inglês.



A entrada de câmeras fotográficas e filmadoras profissionais também é proibida. A organização do evento recomenda que se evite o uso de guarda-chuva - a opção são as capas impermeáveis. Pede-se também que o público evite o uso de mochilas, bolsas e sacolas, para facilitar a revista e o acesso à arena.



Assistência médica - Uma equipe privada de atendimento médico foi contratada especialmente para o evento. 30 brigadistas e 6 UTIs móveis estarão espalhados pela área interna do Mané Garrincha, para atender a qualquer emergência.



Polícia Civil – Todas as delegacias do DF estarão funcionando normalmente, com reforço de efetivo na 5ª DP, que fica próxima ao estádio. Agentes farão rondas veladas nas imediações do estádio para coibir a ação de eventuais infratores.



Detran –  Atuará com 20 agentes e 10 viaturas, entre veículos, empilhadeiras e guinchos, realizando bloqueios, controle do trânsito e fiscalização de estacionamentos.
MOBILIDADE URBANA



ESTACIONAMENTOS



- A dica é dar preferência ao transporte público ou vir andando. Metade do estacionamento do Estádio Nacional, voltado para a Torre de TV, será fechada para garantir o acesso do público. Os outros 50% estarão disponíveis aos motoristas.



- Recomenda-se o uso de estacionamentos próximos ao estádio em áreas como Funarte, Torre de TV, Clube do Choro e Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Os bolsões de estacionamento do Parque da Cidade, Palácio do Buriti (anexo e praça), Ministério Público do DF e Territórios, Colégio Militar, Setores Hoteleiros Sul e Norte, Setores Comerciais Sul e Norte, Setor de Rádio e TV Sul e Norte poderão ser utilizados normalmente.



Preferenciais – O estacionamento norte, voltado para o autódromo, será destinado a pessoas com deficiência (PNEs) e idosos.



TRANSPORTE PÚBLICO



- As linhas que vêm das regiões administrativas e saem da Rodoviária do Plano Piloto funcionarão normalmente.



TÁXIS



- Haverá um ponto fixo em frente ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães.



TRÂNSITO



- Todas as vias da área central de Brasília estarão liberadas.



- Haverá montagem de pontos de passagem de pedestres nas vias S1 e N1. (Próximo ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães).



OBS: A via de contorno entre o Mané Garricha e o Autódromo terá sentido único, anti-horário, a partir das 23h, para facilitar a saída do público.



Bicicletas – Os ciclistas contarão com 200 vagas disponíveis no paraciclo instalado atrás do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, próximo à Funarte.



FISCALIZAÇÃO



A Agência de Fiscalização do DF (Agefis) vai atuar nas imediações do Mané Garrincha com 80 agentes e 6 veículos. Equipes setorizadas e móveis vão evitar a ocupação de calçadas e áreas públicas por ambulantes, preservando a mobilidade e o acesso ao estádio. Os inspetores de limpeza urbana também atuarão a fim de evitar o descarte irregular de resíduos sólidos na área externa. Essas ações contarão com o apoio da Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops) e da Polícia Militar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário